Uma oferta da natureza...

 

A árvore que partilha a cortiça connosco chama-se Sobreiro (Quercus suber L.).

Espécie protegida em Portugal desde o séc. XII e anfitrião de um cenário único de

biodiversidade.

 

Só depois da árvore alcançar 25 anos de vida é manualmente retirada a primeira cortiça, que constitui o revestimento do tronco e dos ramos do sobreiro, em peças semi-tubulares com um machado, num ritual que se repete no verão e apaenas a cada 9 anos, onde as árvores nunca são cortadas ou danificadas.

 

 

A cortiça...

 

Um material utilizado desde os tempos ancestrais pelas suas características únicas: leveza, elasticidade, impermeabilidade, isolante térmico, elétrico, absorvente acústico e vibratório.

 

Material inócuo e que sobrevive ao longo dos tempos sem alterações das suas propriedades, é constituído por pequenas células quase impermeáveis que estão cheias de um gás semelhante ao ar, o que faz dela uma matéria resistente ao fogo.

 

 

Uma oferta dos homens...

 

  ...”Pensar num objecto não estritamente de série e dotado das características de uma autêntica individualidade, esse objecto só poderá ser criado artesanalmente e nele estarão presentes...as características que desde tempos imemoriais...a tatuagem e os rituais dos homens e que talvez tendam a permanecer e a perpetuar-se também no seio de uma sociedade homogénea e totalmente industrializada.

 

In Dorfles, Gillo. “O design Industrial e a sua estética

 

 

Pelo modo como conjuga o trabalho manual das matérias primas tradicionais com a industria a Likecork produz um mobiliário que espelha a identidade e a cultura do Sul de Portugal de uma forma moderna  e sofisticada. Esta é a oferta da Likecork...

 

 

 

O artesanato...

 

É um campo que possibilita ao designer uma rápida experimentação e execução dos projetos. Da troca de saberes destes dois mundos designer e artesão, resulta um produto gerado por esta relação pessoal.

 

O conhecimento das técnicas sobre as quais se exploram as matérias, é sem dúvida dos mais importantes legados deste intercambio, pois é neles que advém uma genética cultural e tradicional que é passada para os novos produtos e consequentemente para o quotidiano atual.

 

 

O design...

 

Estabelece a ponte entre o saber artesanal aliado às novas tecnologias e a modos de fazer com coeficientes de produção mais elevados, não esquecendo as formas e os desenhos tradicionais que espelham a cultura Portuguesa. Esta será a herança transmitida pelas nossas peças.

 

 

Portugal...

 

É da Peninsula Ibérica que provêm 80% das exportações globais dos produtos de cortiça. Aproximadamente 60% das exportações mundiais tem origem em Portugal.

 

 

Likecork © 2016 | fotografia: VRfotografia | developed by Bloco D